Blog

05 ações que você deve evitar quando o assunto é conexão segura

5 de maio de 2022

Vivemos em um mundo conectado em que as relações são mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

As distâncias são encurtadas e não podemos negar a facilidade no nosso cotidiano, afinal, conseguimos fazer quase tudo pela internet, não é mesmo? Seja compartilhar momentos com nossos amigos, pagar uma conta, assistir a um filme que gostamos ou nos informarmos sobre o que está acontecendo no mundo.

É exatamente pela internet estar tão presente na nossa rotina que não podemos deixar de falar sobre um assunto: segurança digital. Precisamos ter cuidado e atenção com o que compartilhamos nas redes para proteger nossos dados e, assim, não sermos vítimas de golpes e situações indesejadas.

Pensando nisso, enumeramos 05 ações que você deve evitar quando o assunto é conexão segura. Vamos lá?

1- USAR A MESMA SENHA EM DIVERSOS SITES

Reutilizar a senha em sites e aplicativos coloca seus dados em risco uma vez que, hackeada, a senha será testada para outras contas. O ideal é trocar as senhas com frequência e nada de colocar informações óbvias, como seu nome ou data de nascimento.

2- ABRIR E-MAILS OU LINKS SUSPEITOS

Evite abrir e-mails ou clicar em links com chamadas atrativas envolvendo promoções, descontos e oportunidades imperdíveis. Esteja sempre atento e confira se o servidor ou remetente é uma fonte confiável ou pessoa que você conhece.

3- COMPARTILHAR DADOS PESSOAIS NAS REDES

Tornar a nossa vida cada vez mais pública se tornou algo comum na atualidade, entretanto, isso pode gerar alguns perigos. Tenha cuidado e evite divulgar informações como o seu local de trabalho, lugares onde constantemente frequenta, dados bancários, alguns tipos de fotos, entre outros dados.

4- INSTALAR SOFTWARES DESCONHECIDOS

Isso é completamente perigoso devido ao fato de que muitos criminosos utilizam destes softwares para conseguir acessar seus dados e senhas e roubá-los, além de introduzir diversos vírus. A mesma atenção é necessária ao baixar extensões de navegadores. O correto é sempre conferir o que outros usuários estão dizendo antes de fazer o download.

5- ADIAR OS BACKUPS DOS SEUS ARQUIVOS

Por mais adiável que possa parecer o hábito de fazer backups com frequência, é importante esclarecer que isso é indispensável. Sempre que for possível, salve os seus arquivos em um disco físico ou nuvem. Afinal, nunca se sabe quando poderá ocorrer uma invasão no seu computador.

Categorias