Dicas

Aprenda a navegar com segurança na Internet

10 de setembro de 2018

No dia-a-dia estamos sempre diante de armadilhas na Internet. Vírus e malwares são espalhados por pessoas mal intencionadas, que se aproveitam de quem não sabe navegar de maneira segura para invadir computadores ou roubar senhas de banco, por exemplo. Para evitar esse tipo de situação desagradável, separamos algumas dicas para você.

1) Mantenha os softwares sempre atualizados
A dica não vale apenas para os antivírus. Alguns programas fazem isso automaticamente, mas é sempre bom checar se o seu está com essa opção habilitada. Os antivírus são responsáveis por fazer uma varredura no computador, pendrives e páginas da internet para evitar o ataque de programas maliciosos. Já os outros programas, quando atualizados, ajudam a corrigir falhas anteriores, aumentando a segurança ao usá-los.

2) Cuidado com as senhas
Não utilize a mesma senha em cadastros diferentes e prefira trocá-las periodicamente. Também não escolha senhas fáceis de descobrir, como datas de aniversário ou nomes de parentes. A dica é usar uma sequência difícil de ser decifrada, utilizando números, letras e símbolos. Outra recomendação é não salvar a sua senha em dispositivos desconhecidos.

3) Fuja das mensagens alarmantes
Muitos sites trazem mensagens em destaque, impulsionando a vítima a clicar em botões com frases como “Clique aqui!”, “Grátis”, “Download Grátis”. Ao clicar nesses botões, você é redirecionado para um link malicioso. Também suspeite quando solicitarem a instalação de um programa ou barra de ferramentas no navegador, que podem vir infectados com algum malware.

4) Fique atento às mensagens de e-mail falsas
Desconfie de e-mails enviados por remetentes desconhecidos e procure não abrir links enviados por eles. Se estiver com dúvidas, procure descobrir o e-mail oficial da instituição ou entre com contato com eles para verificar se a mensagem recebida é verdadeira.

5) Cuidado com as redes sociais
Sabe aquela tia que ama enviar correntes pelo Whatsapp? Ela provavelmente já caiu em algum desses golpes de links falsos disseminados nas redes sociais. Esses links geralmente anunciam vagas de emprego, concursos em vista, enfim, oportunidades imperdíveis. Não clique neles.

6) Atenção ao acessar redes de Wi-Fi públicas
Por fim, evite se conectar a redes públicas de Wi-Fi, oferecidas por estabelecimentos comerciais. Elas podem não ser seguras para acessar informações pessoais.

A internet é um ambiente cheio de armadilhas, mas não é preciso ter medo de navegar. Seguindo essas dicas, você provavelmente estará mais seguro.

Categorias