Blog

Aprenda novos idiomas sem sair de casa: 3 dicas práticas para exercitar uma nova língua

30 de junho de 2020

Aprender uma nova língua pode ser um desafio que você pode tirar agora mesmo do papel! Que tal aproveitar esse tempinho em casa para exercitar aquele idioma que você sabe o básico ou aprender um novo? A seguir apresentamos 3 dicas práticas de como exercitar esse novo hábito:

  • Recorra aos aplicativos e sites gratuitos
    O mais famoso aplicativo que talvez você já conheça é o Duolingo . Ele está disponível tanto para Android quanto pra IOS. Com a ferramenta você poderá fazer pelo celular diversos exercícios de vocabulário, pronúncia e escuta de assuntos do dia a dia.

Existem também sites 100% gratuitos que possuem uma infinidade de conteúdos para aprender novos idiomas, a exemplo do Omniglot Intro to Languages e o BBC Languages com cursos para quase 40 idiomas.

  • Consuma conteúdos na língua que você quer aprender

Para estar verdadeiramente imerso em um novo idioma você precisa estar cada vez mais conectado com ela. É claro que aprender vocabulário e gramática é importante, mas o verdadeiro contato acontece quando você consome conteúdos diariamente em outra língua. Vale recorrer a músicas, séries, filmes, documentários, podcasts, sites de notícias, livros…a imaginação fica por sua conta e a internet está aí para te ajudar a se conectar com todos esses materiais.

  • Pratique a conversação!

Quer viajar o mundo sem precisar sair de casa? Aqui você também pode recorrer aos incríveis aplicativos que tanto salvam e facilitam as nossas vidas. A nossa indicação é o Slowly: nele você cria um avatar personalizado com seus dados e pode escolher assuntos de interesse, seu nível de fluência e a língua estrangeira. É incrível e dá pra se conectar com pessoas de todo o mundo!

Outro app com proposta parecida é o HelloTalk, que é uma espécie de rede social para conversação. Ele tem recursos gratuitos e também outras ferramentas para assinantes.

Agora que você conferiu as nossas dicas, é certo de que viajar pelos idiomas vai ser algo muito mais fácil. E temos mais uma dica valiosa: não tenha medo de errar! A prática requer passar por essa etapa, que faz parte do processo de aprendizagem. Exercitando o novo idioma diariamente, inserindo poucos minutos de estudo ao seu dia já vai fazer uma grande diferença.

Categorias