Dicas

Armazenamento na nuvem: saiba como funciona e quais são as vantagens

10 de outubro de 2018

O armazenamento na nuvem é um meio funcional e seguro de arquivar dados na internet. A nuvem funciona basicamente da mesma forma que o armazenamento em aparelhos, como computadores ou celulares mas, ao contrário deles, que guardam as informações em um HD pessoal, a nuvem mantém tudo em um servidor a quilômetros de distância.

A ferramenta possui inúmeras vantagens. Além da segurança, que garante a proteção contra hackers, invasões e captura de dados, a nuvem também oferece comodidade ao usuário, permitindo que ele acesse seus arquivos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, por meio de login e senha cadastrados previamente por ele.

Outro benefício é a possibilidade de compartilhar arquivos facilmente a partir da simples permissão de acesso a quem desejar. Também há a vantagem do backup automático, que assegura que arquivos e pastas não se percam diante de alguma eventualidade.

Além disso, há a questão da economia, pois o consumidor não precisará mais gastar dinheiro com a compra de HDs. Muitas empresas oferecem o serviço gratuitamente e também a opção de planos pagos para aqueles que precisam de um espaço de armazenamento maior.

Vale lembrar que, normalmente, para garantir mais segurança no armazenamento, as informações são duplicadas. Isso acontece porque, caso uma central dê problema, os dados ficarão salvos em outro lugar.

Categorias