Blog

Chegue à nota 1000 na redação do ENEM

8 de setembro de 2021

Por mais que possa parecer um feito complicado, chegar à nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é algo impossível. Mesmo que o número de estudantes alcançando essa nota esteja diminuindo, existem algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada.

Continue lendo o texto para conferir como ter uma redação nota 1000 no ENEM!

Compreender como funciona a redação do ENEM é essencial

Por mais que construir uma boa fundamentação teórica e argumentação para o seu texto seja importante, compreender as características específicas da redação do ENEM é um ponto chave.

No ENEM a redação é composta por uma frase-tema, ligada diretamente a uma situação ou problema enfrentados pela sociedade brasileira: os examinadores pedem então que o participante proponha uma intervenção em até 30 linhas na forma de dissertação argumentativa.

A redação do ENEM é feita de competências

Sim, para além da estrutura, o ENEM atribui competências de avaliação para que os candidatos possam demonstrar seu conhecimento. São elas:

  1. Compreensão da proposta de redação;
  2. Seleção e organização das informações;
  3. Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  4. Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

Esses pontos não devem ser fonte de ansiedade para o participante, mas se você almeja a nota 1000 deve ficar atento para cumprir essas competências com excelência.

Tem como zerar a redação do ENEM?

A resposta rápida é sim! Esse é um ponto que exige atenção porque, em certos casos pode contribuir para que sua nota seja reduzida. Então, para além de dominar as competências que citamos acima, é importante tomar cuidado para não cometer estes erros:

  1. Fuga ao tema;
  2. Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Redação em branco;
  4. Texto com menos de sete linhas;
  5. Textos que contenham ofensas, desenhos, etc;
  6. Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Para uma redação nota 1000, leia outras redações nota 1000

No processo de treino para aperfeiçoar uma habilidade, muitas pessoas esquecem a importância que é o conhecimento de acertos anteriores. Se os pontos que citamos até aqui parecem muito distantes, lendo uma redação você pode ver como eles foram aplicados na prática.

Não tenha medo de ler redações que receberam a nota 1000 nos anos anteriores ou mesmo se inspirar nelas. Observe com atenção a forma como o conteúdo é apresentado, a estrutura feita, a linguagem utilizada e mesmo como a proposta de intervenção foi apresentada.

A prática leva à perfeição

Escreva, escreva e escreva. Quando praticamos, a chance de melhorar numa atividade aumenta consideravelmente, por isso, pratique fazendo ao menos duas redações por semana.

Escreva como se fosse a hora da prova e, se possível, cronometre. Exercite o que aprendeu com frequência, focando em atender as especificidades da prova. Busque possíveis temas na internet e não perca a chance de praticar!

Com essas dicas você pode melhorar muito a sua redação e chegar à tão sonhada nota 1000. Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Categorias