Blog

Como elaborar um plano de ação pro seu negócio com 5W2H

15 de abril de 2021

O 5W2H é uma das ferramentas de gestão mais eficientes que existem e, por incrível que pareça, uma das mais fáceis e simples de serem aplicadas.
Basicamente, são 7 perguntas que você precisa responder a fim de elaborar o plano de ação por completo.

Você pode desenhar diversos planos de ação conforme a sua necessidade, mas para isso é imprescindível que você responda a todas as perguntas a seguir para cada plano individualmente.

Tais questões estão justamente implícitas dentro do próprio nome, ou seja, são 7 perguntas em inglês (5W e 2H) que questionam o quê, o porquê, como, quando, por quem, o quanto e onde serão realizados a ação.

Como elaborar um 5W2H

What (o quê)

É a primeira parte da execução da ferramenta. É neste ponto que você explica especificamente do que se trata esse plano de ação: é geralmente o item que você descreve o que será de fato feito ao colocar em prática o 5W2H.

Why (o porquê)

Trata-se da etapa da justificativa para o desenvolvimento da ação, o motivo que você precisa ter para realizar essa ação, a defesa do porquê ela é tão importante.

Where (onde)

É o passo focado na definição do local de realização, ou seja, onde será feita a ação (pode ser um local genérico, físico ou digital).

When (quando)

Aqui você define quando essa atividade será realizada ou o prazo que será utilizado para a colocar a mão na massa. Também pode definir a data inicial para que comece a execução.

Who (quem)

Essa é a etapa em que você diz quem irá realizar a ação definida, como por exemplo: uma equipe, uma pessoa específica, uma empresa, etc.

How (como)

É a explicação de como será realizada a atividade. Aqui você precisa definir os métodos ou estratégias utilizadas para a condução do que foi estabelecido, além de delimitar os processos para que o idealizado seja executado da melhor forma.

How Much (quanto)

O How Much é a fase de definição do custo de determinada execução ou o investimento necessário para o que você propôs. Em ações que não possuem custo, não há problema que esse item fique em branco.

Pronto, agora você tem uma ferramenta de ouro pra colocar em prática os planos de ação do seu negócio! Se você curtiu a ideia, compartilhe o conteúdo também com um amigo empreendedor.

Categorias