Blog

Conheça estratégias para você não cair mais nas fake news

2 de junho de 2021

Estamos cada dia mais conectados ao mundo, tendo acesso a informações que chegam rapidamente por aplicativos de mensagens e redes sociais. Mas é preciso ter cuidado antes de ler e, principalmente, compartilhar algum conteúdo, pois ele pode ser falso.

O que chamamos de fake news sempre existiu na sociedade. Porém, hoje com a internet, as informações falsas ganham proporções maiores pela velocidade que elas navegam e podem se tornar bem perigosas. Por isso é importante ter estratégias para não cair nelas.

Então, se liga nessas 6 dicas que vão te ajudar a passar longe das fake news:

  1. Desconfie de toda e qualquer informação lida e compartilhada, independente de quem tenha enviado e/ou noticiado. Familiares, amigos, colegas de trabalho e de estudo podem cair em fake news e compartilharem com você informações sem ter feito a devida checagem.
  2. Sempre verifique as fontes da informação, sejam de pessoas ou organizações que aparecem na matéria. Dê um Google e verifique se existem outras fontes! Se só tiver aquela fonte, desconfie! Dificilmente um veículo de comunicação consegue ter uma notícia exclusiva por muito tempo.
  3. Não leia apenas o título, leia a matéria completa! Muitas vezes o título das notícias são feitas para despertar o interesse, podendo ter títulos sensacionalistas ou parciais. Assim, levam a pessoa a compartilhar antes mesmo de conferir todas as informações.
  4. Faça a checagem das datas. Notícias tem data de validade e algo pode estar sendo compartilhado agora, mas que na verdade ocorreu anos atrás.
  5. Faça a checagem das imagens e vídeos. Pode ocorrer da informação estar atrelada a uma imagem ou vídeo antigo ou que não condiz com a realidade daquela mensagem. Para fazer essa verificação use o Google Imagens para identificar a origem daquele material veiculado.
  6. Desconfie de posicionamentos radicais e com apenas um lado. No jornalismo, as matérias são feitas colocando dois ou mais pontos de vista a respeito do tema abordado. Fake news costumam ter uma grande defesa de apenas um lado da questão.

É fundamental que tenhamos o costume de desconfiar e verificar as informações que chegam até a gente. Nem tudo o que está na internet é, de fato, verdade. Atenção e olhar crítico podem reduzir esse problema.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com quem você gosta e ajude mais gente a não cair em fake news!

Categorias