Dicas

Conheça os eletrodomésticos que são inimigos do seu roteador!

29 de setembro de 2020


Inimigos do roteador: não, este não é mais um suspense lançado pela Netflix. É apenas o assunto do nosso texto de hoje, que vai te ajudar (e muito!) a se livrar das barreiras que impedem que o seu Wi-Fi tenha um bom alcance. Em outro momento, já falamos aqui sobre como posicionar bem o seu aparelho para distribuir melhor o sinal em sua casa, mas apenas colocá-lo em um local ideal pode não ser suficiente. É que alguns objetos podem causar interferência na sua internet, prejudicando o seu desempenho. Vamos conhecê-los? Continue a leitura:

Micro-ondas
Este costuma ser o vilão mais “clássico” da interferência. Isso acontece porque os micro-ondas, em sua maioria, possuem um espectro de frequência muito semelhante com o do utilizado pelo sinal de Wi-Fi. Então, caso seu roteador esteja perto do aparelho na cozinha, recomendamos elevar o roteador para um local acima do forno. Fazendo isso, você irá diminuir consideravelmente a interferência causada pelo eletrodoméstico em sua rede de internet.

Geladeiras e lavadoras de roupas
Tanto as geladeiras quanto as lavadoras de roupas são equipamentos que possuem tubulações por onde a água passa para realizar suas funções básicas. E o inimigo, neste caso, não é nem o aparelho em si, mas sim a água que circula nele. Ela é responsável por reter a energia em ondas, e isso pode interferir no sinal de Wi-fi. É por isso que, como falamos aqui, os aquários também não são bons objetos para se ter próximo ao roteador.

Secadores de cabelo
Sim! O secador de cabelo também não é lá muito amigo do seu sinal de Wi-fi. O caso dele se assemelha a quando vários outros eletrodomésticos estão conectados em uma mesma rede elétrica. Os aparelhos causam uma espécie de ruído na tomada, que lembra aquele “chuvisco” nas TVs antigas quando ligávamos um liquidificador ao mesmo tempo, por exemplo. Para impedir essa interferência, você pode (com auxílio de eletricista), dimensionar e instalar corretamente os circuitos elétricos da sua residência.

Telefones sem fio
Sabe por que os telefones sem fio também atrapalham o sinal da sua internet? Isso acontece porque eles operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma usada nos roteadores. A forma mais indicada de se livrar desse obstáculo é adquirir um roteador dual-band e configurá-lo para operar na faixa de 5 GHz.

TV de LCD
Alguns modelos de TV LCD podem interferir no sinal da sua conexão Wi-Fi, e isso se deve ao fato de eles emitirem correntes que podem distorcer ondas de um sinal, da mesma forma que acontece com os telefones sem fio. Então, neste caso, indicamos também a compra de um roteador dual-band.
Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo que precisa saber quais são os eletrodomésticos inimigos do roteador!

Categorias