Blog

Entenda as causas de quedas em seu sinal de Wi-Fi

26 de novembro de 2020

Seu Wi-Fi anda caindo e você ainda não consegue desvendar o porquê? Hoje vamos ajudar a esclarecer sobre esse assunto, te relembrando algumas causas dessas quedas. Vamos entender?

1-Posição do roteador

Os roteadores Wi-Fi nos livraram dos fios, nos permitindo uma maior liberdade: hoje podemos acessar a Internet livremente, com uma facilidade sem igual. Porém, temos que lembrar que o sinal propagado por esse aparelho é uma onda de rádio, que está sujeita a interferências como qualquer outra.

Em muitos dos casos, nem mesmo o aumento da velocidade do plano melhora a situação. Essa intermitência pode ser causada pela posição em que o roteador se encontra dentro de casa. Parece irrelevante, mas saber o melhor local para se colocar o roteador é determinante para a qualidade do sinal. Aqui nesse vídeo você entende melhor por quais motivos o seu Wi-Fi não alcança todos os locais da casa e como você pode resolver esse probleminha.

2-Problemas no roteador ou outros dispositivos

O roteador é responsável por fazer o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Confira aqui algumas dicas para melhorar a qualidade do sinal.

3-Número de aparelhos conectados na mesma rede

Observar o número de dispositivos conectados é muito importante para entender possíveis problemas em sua rede. Isso porque a cada novo usuário na rede, o volume total é dividido pelos aparelhos ligados ao Wi-Fi. Então, quanto mais dispositivos conectados, mais o sinal da sua rede será dividido entre os usuários. Aqui você entende melhor sobre essa questão de distribuição dos dados.

4-Canal do roteador

É possível que diversos outros roteadores de pessoas próximas a você, como seus vizinhos, por exemplo, estejam conectados no mesmo canal. Esse é um dos fatores que acabam afetando a qualidade da sua conexão, mas aqui nesse vídeo você pode aprender a como alterar o canal do seu roteador e se livrar desse problema.

5-Barreiras físicas

A distância também influencia no sinal e quanto mais barreiras existirem entre o roteador, ou o ponto de acesso, mais fraco ficará o sinal. Alguns objetos presentes no nosso dia a dia podem atrapalhar o sinal de Wi-Fi e aqui você conhece quais são eles.

6-Quedas na rede 5GHz

Atualmente, os roteadores operam em duas frequências diferentes: 2,4GHz e 5GHz. Cada uma delas possui performances diferentes quanto à interferência, alcance e banda. Aqui neste conteúdo que já falamos aqui no blog você entende melhor sobre o tema

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre as causas de quedas em seu sinal de Wi-Fi. Se ele foi útil pra você, compartilhe com um amigo que também poderá se beneficiar dessas dicas!

Categorias