Blog

Google: o seu melhor amigo. 10 dicas pra aproveitar melhor o buscador.

30 de outubro de 2019

Já são mais de 20 anos que o Google está presente em nossas vidas, então às vezes parece até ser um pouco impossível de imaginar a nossa rotina sem ele, não é? É uma ferramenta que nos deixa a par de tudo o que acontece, ajuda em pesquisas acadêmicas e escolares, nos conecta a informações. 

Esse é um site de busca completo e, para ter uma melhor experiência de navegação e encontrar os melhores resultados, separamos algumas dicas bem valiosas pra você:

1 – Pesquisar frase exata

Se você quer procurar uma frase tal qual você digita, como o trecho de uma música, por exemplo, você deve digitá-la entre aspas.

2 – Palavras desconhecidas

Quando se quer procurar uma frase específica mas não se sabe uma das palavras dela, você pode inserir um asterisco (*) no lugar.

3 – Eliminar palavras da busca

Caso queira buscar sobre a fruta manga você deve pesquisar a palavra em questão, e um sinal de menos (-) para eliminar o significado não desejado.

4 – Assuntos em alta

Se deseja saber sobre os assuntos do momento que estão em alta você pode pesquisar o tema com uma hashtag.

5 – Pesquisa em sites específicos

Sua pesquisa pode ser feita em um site de sua preferência. Por exemplo, você pode pesquisar sobre “Festival de Inverno” no site da He-Net. Dessa forma terá que pesquisar com a seguinte configuração: “(assunto) site: (site específico)” – sem as aspas.

6 – Use o Google como calculadora

Se você digitar qualquer operação matemática no campo de busca e apertar o Enter, você imediatamente terá seu resultado.

7 – Use o Google como dicionário

Para saber o significado de uma palavra, basta pesquisar com a palavra “define” seguida de dois pontos. Dessa forma: 

8 – Use o Google como conversor de moedas e medidas

É possível converter moedas e medidas no buscador. Para moedas, só é digitar o valor e dar o Enter que você terá a conversão em reais. 

Já para medidas, funciona semelhante: pesquise a medida e a conversão desejada. 

9 – Tenha informações sobre o clima

Para saber informações sobre como está o clima lá fora ou em alguma cidade específica é bem simples. Só é digitar a palavra “clima” seguida da cidade desejada.

10 – Proibição de conteúdos adultos

Se você quer pesquisar sobre um assunto que possivelmente tenha algum duplo sentido, você pode eliminar os conteúdos adultos do resultado usando “&safe=active” (sem aspas)  na URL de sua pesquisa, como na foto abaixo:

E aí, gostou das dicas? Com certeza você vai ter uma experiência de busca muito mais proveitosa depois de aplicá-las no seu dia a dia. Boa navegação! 

Categorias