Blog

Internet lenta: e agora? Descubra 6 fatores que prejudicam a sua conexão

28 de outubro de 2020

No meio daquela aula online de repente a conexão fica lenta, na hora de enviar um e-mail importante a internet não colabora ou o episódio fica travando quando você resolve colocar suas séries em dia. Já passou por alguma situação parecida?

Provavelmente esses são casos que geralmente te tiram do sério, por isso hoje vamos falar sobre algumas causas da lentidão na sua conexão e como solucioná-las de forma simples.

1 – Aparelhos ultrapassados

Alguns equipamentos, como roteadores de modelos mais antigos, muitas vezes são uma dor de cabeça por não conseguirem entregar a velocidade contratada no seu provedor. Então, se o seu aparelho tiver uma tecnologia mais antiga, talvez esteja na hora de trocá-lo. Veja mais detalhes sobre esse assunto aqui.

2 – Configurações desatualizadas

Roteadores, firmwares e drivers de rede desatualizados também podem ser os vilões da sua conexão. Procure mantê-los sempre atualizados e, se tiver dúvidas de como fazê-lo, não abra mão do auxílio de um técnico profissional.

3 – De olho no navegador

Plug-ins e extensões desnecessários costumam prejudicar a conexão. Busque manter instalado apenas o que é necessário para o seu dia a dia. Ah, dica extra: os cookies (dados coletados – senhas, logins etc – e guardados no seu disco rígido) também podem deixar a internet mais lenta. Para otimizar, limpe esses arquivos de tempos em tempos.

4 – Congestionamento de pessoas

Se há muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo e a banda contratada não é suficiente para entregar uma boa conexão para todos, provavelmente é melhor rever o seu plano e contratar aquele que seja mais indicado para a quantidade de pessoas que há em sua casa. Tem dúvidas se o seu plano é o ideal? Saiba mais sobre o assunto aqui.

5 – Pequenos (ou nem tanto) vilões

Vírus, malwares e spywares: com certeza você já ouviu falar deles. E sim, além de deixar a segurança dos seus aparelhos comprometida, esses vilões também podem afetar a sua conexão. Para se livrar deles, mantenha o anti spyware (que muitos chamam de antivírus) sempre atualizado e garanta a proteção e uma internet mais veloz.

6 – Barreiras do Wi-Fi

Já falamos aqui antes sobre o melhor posicionamento do roteador e alguns fatores que atrapalham o sinal do Wi-Fi. Aqui vão soluções práticas: mantenha o roteador em uma posição mais alta e central, livre de obstáculos e tenha cuidado com os “ladrões de Wi-Fi” (pessoas de fora da sua casa podem estar se conectando sem você saber).

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo que precisa saber como solucionar esses problemas comuns que causam tanta lentidão na conexão.

Categorias