Blog

Melhore a sua redação o quanto antes.

26 de julho de 2021

Ter uma boa redação é fundamental, seja para fazer o enem, vestibular, concurso ou até mesmo seleção de um trabalho. A escrita de um texto bem construído pode te abrir vários caminhos para realização de sonhos e conquistas.

Mas você sabe como começar a exercitar a redação? Nós separamos 3 dicas simples, mas cruciais que vão te ajudar a melhorar sua escrita e, consequentemente, aperfeiçoar o desenvolvimento de uma boa redação.

Torná-las um hábito diário vai te auxiliar muito no processo de aprendizagem e estudos. Além disso, proporciona um maior preparo na hora da prova e mais facilidade de produzir o texto.

Quer saber as dicas para melhorar a sua redação? Continue lendo o nosso blog post.

Crie o hábito da escrita

Você já ouviu que a prática leva a perfeição, né?! Pois bem, com a escrita acontece a mesma coisa.

Por isso é importante investir um tempo diário para produzir textos, pois isso te ajuda a aprender e aperfeiçoar na prática como construir frases que tenham lógica, coerência e coesão. Também auxilia a aprimorar a escrita das palavras e usar a pontuação de maneira correta.

Isso vai trazer maior tranquilidade a você para quando precisar fazer uma redação para uma prova.

O rascunho é seu maior amigo

É natural que muitas ideias surjam antes de começar a escrever, mas na hora de botar no papel podem sumir e gerar aquele “branco”. Quem nunca passou por isso, infelizmente?

Então vale a pena ter sempre um papel para fazer o rascunho das suas ideias. Depois de reler os tópicos e a questão com calma, fica mais fácil desenvolver melhor a sua redação.

E essa é uma prática usada por profissionais como redatores e outros que trabalham com textos. Então se liga bem nessa dica para arrasar e não esquecer nada!

Estruture bem o seu texto

Comumente, as provas pedem redação dissertativo-argumentativa, o tipo textual que apresenta e defende uma ideia.

Na estrutura da redação, precisa ter:

introdução — a parte para apresentar o tema;
desenvolvimento — parágrafos nos quais você deve desenvolver, explicar e defender as suas ideias relacionadas ao assunto principal;
conclusão — o fechamento da sua argumentação.

O importante é demonstrar que você consegue escrever um texto organizado, coerente e que siga as normas vigentes da Língua Portuguesa.

Dica extra: Repertório cultural é essencial!

Aproveite para ler autores nacionais e internacionais, além de gêneros variados como ficção, romance e biografia. Permita-se conhecer e apreciar a literatura de modo geral, descubra quais te agradam mais e reserve um tempinho diariamente para a leitura.

Além disso, assistir filmes e séries de estilos diversos, acompanhar e ler jornais e notícias de diferentes empresas de comunicação, participar de cursos livres de artes, seja pintura, teatro, música e criatividade ajudarão a ampliar a sua visão de mundo.

Ter uma boa conexão de internet pode te ajudar nos estudos e a seguir essas dicas. E a He-Net tá aqui pra te ajudar nessa! 😉

Então, compartilhe com quem você gosta e espalhe a informação.

Categorias