Blog

Otimize sua conexão posicionando corretamente o roteador WiFi!

7 de agosto de 2018

Livre-se de obstáculos para potencializar ainda mais o sinal da sua rede sem fio!

Há alguns fatores determinantes na força do sinal WiFi, mas o posicionamento correto do aparelho roteador é com certeza a forma mais simples e eficiente para otimizar sua conexão. Por isso, é essencial saber quais lugares podem ajudar ou prejudicar a transmissão do sinal.
Por mais que os roteadores sejam dotados com antenas omnidirecionais, que emitem o sinal em todas as direções, a distribuição não é uniforme. As ondas de rádio tendem a se alastrar para frente e para baixo. Tendo isso em mente, é importante escolher a localização do aparelho a partir da análise de cada ambiente.

O sinal WiFi é propagado com mais força perpendicularmente, por isso o ideal é deixar a antena reta para cima, com o sinal fluindo horizontalmente, pois os notebooks, celulares e outros aparelhos receptores geralmente ficam no mesmo plano.
Em casas com mais de um pavimento, em que não há o uso do repetidor, o ideal é deixar a antena deitada, fazendo os ondas circularem para baixo e para cima, conseguindo alcançar com mais eficiência os dois andares.
Se o seu roteador tem duas ou mais antenas, é recomendado deixá-las em posições diferentes. No caso de duas antenas, você pode posicionar uma vertical e outra horizontalmente. Assim, você assegura que o sinal seja propagado uniformemente na casa. Essa dica também é útil para imóveis com mais de um andar.

A HE-NET também fornece equipamento próprio pra você usar a internet do seu jeito e em qualquer canto da sua casa. E nas opções de 100 e 200 mega, você não paga nada per ele!

Categorias