Blog

Por que é importante ter (e manter!) uma rotina de estudos

5 de outubro de 2021

Independente do objetivo, a organização pessoal é essencial para a vida, além de ser uma importante habilidade para ser incentivada nas crianças e adolescentes, não só para os estudos. Mas a regra principal é: seja objetivo. E a gente também será no texto de hoje. Vamos lá?

ELA É SEU GUIA
Uma rotina de estudos bem elaborada e constante (como o nome “rotina” já diz) implica nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades organizacionais que serão diferenciais em outros setores da sua vida. Defina um horário para começar, para as pausas e dedique um tempo da sua semana para revisar assuntos e resolver questões. Lembre-se que descansar também deve fazer parte do seu cronograma.

AVALIE SEU DIA A DIA
Às vezes, a demanda de conteúdo que você precisa estudar parece ser infinita. Nesse ponto, o planejamento chega para organizar e segmentar tudo que você precisa assimilar os assuntos. Leve em consideração outras atividades que você tem para o dia e crie um cronograma para as disciplinas baseado na sua realidade. Ex: Se na segunda-feira você é mais focado, deixe aquele assunto que você tem mais dificuldade para esse dia.

EVITE DISTRAÇÕES
Este ponto está ligado tanto ao ambiente, quanto aos aparelhos e outros atrativos que podem tirar a sua atenção durante o período de estudo. Escolha um espaço silencioso, bem iluminado e arejado, com mesa e cadeira confortáveis e sem distrações (celular e redes sociais só para ajudar nos estudos, heim…).

O ENEM ESTÁ CHEGANDO!
Se você está se preparando para o Enem, é hora de focar. Afinal, as provas cobram todos os temas de cada uma das disciplinas do ensino médio e estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. Comece a revisitar os assuntos que você tem mais dificuldade, faça simulados, resolva questões de exames anteriores simulando o tempo da prova para avaliar sua performance e se programe para estudar o que ainda falta.

LEMBRE-SE: SUA ROTINA É SUA!
E, ao mesmo tempo que você deve traçar metas e estabelecer as “obrigações” do seu planejamento, é essencial celebrar as pequenas conquistas, as metas diárias batidas e tudo que você já fez. Conhecimento é para sempre e reconhecer cada degrau alcançado vai te motivar a continuar. Seja gentil com você mesmo e bons estudos!

Categorias