Dicas

Problemas na conexão? 5 sinais de que você precisa trocar o seu roteador.

21 de setembro de 2020

Trocar ou não trocar o meu roteador: eis a questão! Calma, não precisa de drama nem se preocupar mais com essa dúvida, hoje viemos aqui pra solucionar de vez essa sua indecisão. Neste texto você vai conhecer os principais sinais de que já passou da hora de trocar o seu aparelho.

Você usa um notebook e um smartphone de última geração, sua Smart TV também é das mais modernas, e a galera de casa também está conectada com dispositivos atuais, mas ainda assim a conexão não tá das melhores? Provavelmente a sua primeira reação é culpar o seu provedor de internet, mas não é bem assim…

Às vezes o problema com a lentidão acontece por questões de posicionamento do aparelho. Algumas barreiras podem estar também interferindo o sinal ou, em último caso, talvez a culpa seja realmente daquele aparelhinho que às vezes você nem lembra que tem em casa: o roteador. Será que ele já está mesmo ultrapassado? Vamos ver abaixo se já está na hora de substituí-lo por outro:

1) Rede Wi-fi está lenta
Se você observou as questões acima e o seu provedor está entregando a banda contratada e ainda assim você enfrenta problemas com a velocidade da sua internet, é um sinal de que talvez esteja na hora de trocar o seu roteador. As tecnologias mais recentes prometem uma entrega e distribuição melhor do sinal no local onde o aparelho está instalado.

2) O sinal não alcança todos os cômodos
O seu roteador está bem posicionado e ainda assim o sinal não chega a todos os locais da casa? Provavelmente o seu aparelho não opere nas frequências 2,4 GHz e 5 GHz e este é mais um indício de que está na hora de substituir o dispositivo, que provavelmente já é ultrapassado. Neste texto aqui você pode entender um pouco melhor sobre o assunto.

3) Vários dispositivos conectados
Há muitas pessoas em sua casa e elas costumam se conectar ao mesmo tempo? Quando isso acontece, a velocidade da conexão tende a diminuir e o problema só piora se o roteador for antigo. Outro motivo que costuma interferir é não apenas o número de pessoas conectadas, mas o uso que cada uma faz da rede Wi-Fi. Neste texto você entende um pouco mais por que isso acontece.

4) Segurança comprometida
Se você usa o mesmo roteador há anos, talvez ele não possua os recursos necessários para proteger os seus dados e privacidade. Os modelos mais recentes, que incluem o serviço de nuvem, já permitem visualizar quem está conectado à sua rede, ver o histórico de navegação e até mesmo bloquear páginas indesejadas, ferramenta utilizada por muitos pais para proteger os filhos mais novos.

5) Interferências de rede
Os roteadores que usam como padrão apenas o canal 2,4 GHz costumam sofrer mais interferências. Por isso, o ideal é adquirir um aparelho dual band, que opera tanto no 2,4 quanto no 5 GHz.

Ao perceber algum desses sinais, saiba que está na hora de trocar o seu roteador por um aparelho mais atualizado. Com a atualização, você não só terá uma conexão mais rápida, como também ficará mais seguro.

Categorias