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Saiba quais são os seus direitos nas compras online!

15 de março de 2020

Se você é um apaixonado por praticidade, com certeza é um grande adepto às compras online. Esse é um hábito que traz vantagens como comodidade e conforto, possibilidades diversas de pagamento, cupons de desconto como benefícios e também a grande variedade de produtos. Mas, você consumidor deve ficar atento a algumas questões que são suas por direito na hora de comprar no ambiente virtual. Continue a leitura e veja quais são:

Prazo para reflexão
Quando a compra acontece fora do estabelecimento comercial (através da internet, por exemplo), o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 dias corridos, a contar da data de recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência.

Troca ou devolução
Caso a mercadoria apresente defeitos, o consumidor poderá optar entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso, a restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço.

Crédito
O fornecedor poderá também oferecer a opção de deixar o valor pago como crédito para compra de novos produtos/serviços no futuro. No entanto, a Lei consumerista garante ao cliente escolher a opção desejada, uma vez que é possível que ele nunca tenha a oportunidade de usar o crédito.

Direito de arrependimento
O direito de arrependimento deve ser formalizado. Se optar pelo correio, envie com aviso de recebimento. Se o contato for via telefone, anote o número de protocolo e o nome do funcionário que fizer o atendimento. Por e-mail, guarde a mensagem enviada.

Essas cláusulas estão previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, por meio de seu artigo 49. Esteja ciente dos seus direitos e evite dores de cabeça futuras. Boas compras!

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