Blog

Você sabe o que difere os canais 2.4GHz e 5GHz?

7 de julho de 2020

Ao longo dos anos, a tecnologia de internet avançou e isso incluiu o aprimoramento nas redes de Wi-Fi e seus aparelhos. Antigamente, os roteadores se conectavam ao Wi-Fi através apenas da frequência 2,4 GHz e hoje o canal 5 GHz trazendo muitas vantagens no desempenho da conexão.

Mas o que essas frequências significam? Todo roteador transmite informações através de ondas de rádio ou micro-ondas e funciona em um tipo de frequência. Cada uma delas possui performances distintas e algumas diferenças.

Hoje em dia existem aparelhos com dois padrões diferentes de comunicação: o 2,4 GHz e o 5 GHz. E quando falamos em frequências de rádio, é importante destacar que, quanto mais alta a frequência do sinal transmitido, mais forte ele vai ser. No entanto, menor será o seu alcance.

Sendo assim, o sinal de 5 GHz possui uma capacidade de trafegar maior volume de dados, mas com um alcance de cobertura menor, cobrindo menor distância. Já a frequência 2.4 GHZ pode carregar menos dados de uma única vez, mas chega a distâncias maiores.

Outro ponto a considerar é que o canal 2.4 GHz é mais eficiente na hora de atravessar objetos sólidos, algo que o sinal de 5 GHz não consegue fazer com tanto rendimento.

Veja no gráfico o resumo.

E qual das duas é melhor?

Isso vai depender das suas necessidades. Para a navegação mais simples, como o acesso a e-mail e redes sociais, por exemplo, o mais indicado é ter um roteador de 2.4GHz. Já para jogos online e serviços de streaming é indicado o de 5GHz.

Recomendamos que você invista em um roteador dual-band, que são aqueles que possuem os dois modos de transmissão simultâneos. Desse modo, você contará com duas redes Wi-Fi: uma operando em 2.4 GHz e outra em 5 GHz.

Ah, e mais um ponto: nem todos os dispositivos possuem suporte aos dois padrões de comunicação. Isso quer dizer que alguns deles não poderão operar na frequência mais avançada. Então, antes de comprar um celular novo ou notebook, por exemplo, cheque se eles possuem esse tipo de recurso para não ter problemas com a conexão.

Categorias