Blog

Você usa o Linkedin a seu favor? Entenda mais sobre a ferramenta e seus benefícios.

12 de fevereiro de 2021

Com mais de 300 milhões de membros em todo o mundo, o Linkedin é uma rede social totalmente voltada para as interações profissionais e tem ganhado cada vez mais adeptos. Isso porque a ferramenta é extremamente útil tanto para as pessoas quanto para as empresas.

De um lado, você pode se conectar com o que há de mais novo no seu mercado e se relacionar com os profissionais que você tenha interesses em comum, do outro lado, as empresas têm um grande leque de possibilidades e currículos para analisar sempre à disposição.

Como você pode perceber, a plataforma possui inúmeras finalidades e, atualmente, um papel bastante relevante nas contratações de empresas. Uma pesquisa de 2014, feita pela empresa de softwares de contratação Jobvite, constatou que 79% dos recrutadores entrevistados disseram já ter contratado através do LinkedIn.

Apesar dessa enorme visibilidade, o que é bastante comum, hoje em dia, é que algumas pessoas ainda se sintam um pouco perdidas na rede ou que, até mesmo, não saibam aproveitar os seus inúmeros benefícios. Antes de falarmos um pouco sobre essas vantagens, vamos entender como dar o primeiro passo lá dentro?

Começando a usar

Antes de começar a utilizar o Linkedin, você precisa estar consciente de que esta é uma rede profissional e levar isso em conta ao realizar o seu cadastro vai te deixar a frente de muitos.

Com isso em mente, vamos lá. O primeiro passo é fazer um perfil. Nele, você irá preencher com seus dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais. Você pode também inserir um resumo sobre sua carreira, links para um site ou blog e anexar publicações externas.

Pronto! Depois de preencher o perfil, é a hora de buscar as suas “conexões”: assim são chamados os contatos por lá. A dica que damos é que você adicione quem você conhece diretamente e quem gostaria de conhecer. O ideal é focar em pessoas ligadas ao ramo, indústrias e empresas em que você está ou queria estar.

Principais benefícios de ser ativo no Linkedin

1-Maior visibilidade e autoridade profissional: além das conexões, a plataforma também possibilita produzir uma espécie de vitrine da sua carreira. Por lá você pode, por exemplo, elaborar textos opinativos sobre a sua área de atuação e interagir com quem tiver interesse na discussão.

2-Mais possibilidade de contratação: grandes empresas estão sempre de olho no Linkedin, buscando novos talentos ou profissionais mais capacitados para integrar o time. Saiba se destacar!

3-Novidades do mercado: na rede social você estará sempre sabendo em primeira mão sobre as notícias da sua área, principais tendências e assuntos em discussão.

4-Conexões e mais conexões: é claro que não poderíamos deixar de citar as conexões. A partir delas, você criará um enorme networking com profissionais e também empresas de valor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que está pensando em usar a rede mas não sabe por onde começar.

Categorias